quarta-feira, 17 de junho de 2009

Revelando a Memoria da Escola na Medida e na Necessidade

www.diaadia.pr.gov.br/museudaescola

Museu da Escola

Essa página foi criada com o propósito de ser um espaço para levar até a comunidade escolar orientações, notícias, agendas e informações gerais sobre temas relativos ao Museu da Escola.
Para podermos organizar o arquivo da Escola,procuramos buscar fundamentos e procedimentos arquivísticos no Departamento Estadual de Arquivo Público do Paraná
(Secretária de Estado da Administração e da Previdência).

No âmbito administrativo, desde a sua criação, o Arquivo Público do Paraná recebeu diferentes denominações e pertenceu a diversas secretarias. Em 1909, estava subordinado à Secretaria do Interior, Justiça e Instrução Pública e recebeu a denominação de "Repartição de Estatística e Arquivo Público do Paraná", em razão de ter anexado às suas funções o Serviço de Estatística do Estado. Sob a Lei nº 6.636, de 29 de novembro de 1974, passou a denominar-se Departamento de Arquivo e Microfilmagem – DAMI, centralizando todo o serviço de produção e reprodução micrográfica da Administração Pública. Desde 1987, sob a Lei nº 8.485, de 3 de junho, denomina-se Departamento Estadual de Arquivo Público – DEAP, subordinando-se à Secretaria de Estado da Administração, hoje denominada Secretaria de Estado da Administração e da Previdência.
No presente, além de reunir a documentação referente à memória do poder público, o Arquivo é o órgão responsável pela execução e administração da política relativa ao patrimônio documental do Estado, e por meio da organização, guarda e conservação dos documentos acumulados pelo Poder Executivo do Governo do Paraná, visa possibilitar o acesso rápido e seguro às informações de interesse da administração pública e do cidadão, bem como implementar e acompanhar a política estadual de arquivos.

Arquivo Público do Paraná




Revelando a Memoria da Escola na Medida e na Necessidade



introdução
Na busca de novas iniciativas para difundir a ideia do projeto: Museu da Escola, no intuito de conceituar " Rede de Centros de Memória" das escolas interligadas a um museu da escola paranaense.

A Escola produz em seu cotidiano, diversos tipos de documentos e registros, exigidos pela administração, que perpassam inclusive seu âmbito pedagógico.
Há toda uma legislação que orienta essa produção, como exigência para a legalidade das ações da instituição, envolvendo seu funcionamento, a organização e controle de suas atividades.

Além dos documentos ditos oficiais, pode-se encontrar no arquivo escolar outros tipos de documentos que excedem a determinação legal, como fotografias, jornais produzidos pela escola, cadernos de alunos, recortes de jornais externos, bilhetes e dedicatórias revelando um certo tempo e uma certa época.

Estes documentos comprobatórios do cotidiano da instituição escolar constituem registros que foram produzidos “por instituições ou indivíduos singulares, tendo em vista não uma utilização ulterior, e sim, na maioria das vezes, um objetivo imediato, espontâneo ou não, sem a consciência da historicidade.
Museu da Escola


Para começar faz-se nescessário que alunos, professores, diretores, bibliotecários, equipe do administrativo e demais pessoas funcionários de cada escola e de todas as idades, procurem analisar cada detalhe da história de sua escola bem como, seus diversos estilos de narrativa amparados no suportes comentados a seguir:

Coleta de Acervos e de fontes primárias documentais ( Iconográficas e orais)

Propostas:Organização de Hemeroteca: Anúncios e artigos de jornais relativos à acontecimentos relacionados a escola,levantamentos fotográficos, depoimentos orais ( registros, organizações de acervos audivisual de participações dos alunos da escola ( Festivais, exposições, festas do colégio),Acervos de materiais didáticos, documentação do aluno, diretório academico, cadernos, fotografias, convites de formatura, diplomas, carteirinhas de estudante.
Outras propostas:Criar um núcleo de Memória da Educação Paranaense com objetivos de:

• Implementar uma política destinada a estimular a pesquisa e o registro da história das escolas estaduais Paranaenses;

• Desenvolver, orientar, apoiar e subsidiar projetos de preservação do acervo histórico de escolas estaduais paranaenses.


Programas Educação da TV Paulo Freire, fomentar Cultura, visitar o Portal da Educação.

A Coordenação de Multimeios, vinculada à Diretoria de Tecnologia Educacional (DITEC), foi responsável pela criação da nova interface gráfica do Paraná Digital que a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) está instalando nos laboratórios das escolas públicas estaduais do Paraná.

Levantar a história da educação do Paraná, através do histórico de cada escola pública paranaense, acrescentando a página da escola, linkado ao museu da escola paranaense

Pesquisa, análise e produção de textos a partir das referências da coleta de acervos e de fontes primárias documentais ( Iconográficas e orais)
Devem ser Interligados entre sí ( Coleta e Pesquisa)

Interesses Patrimônio ( prédio da escola) interesse pela preservação e pesquisa, memória, equipamentos,mobiliários e registros da memoria sobre a aprendizagem.

Registros orais
Projeto específico memória oral, a ser coordenado ( especificado através de um roteiro, de como realizar as perguntas específicas, para alcançar as respostas com objetivos claros, que possam ser comparadas e corelacionadas entre os individuos.

A presente leitura vem ressaltar a importância dos espaços públicos ( a escola), registros históricos, e os programas de preservação, de documentos históricos, preservação do patrimônio, como isso pode interferir no cotidiano dos alunos, principalmente na vida escolar.

Tendo esta prática no meio escolar, o aluno, o professor, o diretor e todos e funcionários que convivem na escola, passam a valorizar mais seus pertences,os pertences que dizem respeito a escola, passam a valorizar a aprender mais em relação a pesquisa, respeitar e valorizar mais as pessoas, se tornar um ser humano sociavel.
A intenção de despertar no público que interessar a importância de incentivar mais cedo pelo menos o hábito pela conservação do patrimônio histórico,pela preservação documental, pois para quem não gosta ter pelo menos o habito.
Pois o prazer de preservar nos ensina a registrar a memória.
Uma vez por mês pode-se formar um vinculo, formar uma comissão escolar oportunizando modos de olhar, de ouvir, de degustar, e que tal valorizar todos os sentido de ver analisar a memória de sua escola, ouvindo narradores ex professores, depoimentos e história, de uma banda do bairro; da fanfarra do colégio, apresentação de uma peça teatral de alunos da escola,uma apresentação de dança de outros grupos da escola; uma exposição atual de produto das aulas dadas em Educação Artistica; objetos antigos,carteiras,quadros, exercicios de arte; exercicios literários das aulas de português; exercicios e vivencias práticas das aulas de matemática; que foram produto de sala de aula dada como tarefa pelos professores das diciplinas também não citadas, e que marcaram uma determinada época, ou varias datas relevantes.
Músicos da escola, fotografos da escola, que tipos de fotografias tem a escola, tem a foto do patrono da escola, voces sabem a história desta pessoa a qual sua escola leva o nome, existe galeria de diretores na sala dos professores ou na sala de entrada da escola?
Os contos pesquisados podem ser dramatizados,cantados, narrados, como na época dos antigos sertões de contos, ou bolar um repente como na literatura de cordel.
Na gastronomia,que pratos tipicos poderão, ser degustado, que tipo de frutas tem na sua região para se fazer um bom suco na ocasião.
Acompanhem,façam uma programação discutam,façam um movimento, entre os alunos e professores dos diferentes diciplinas,proporcionando relações interdiciplinares, (inter-relacionando a atividade e o ato de preservar) dentro de cada concepção das disciplinas,estabelecendo interface com o diretor da escola e funcionários que possam produzir de uma forma ou outra organizar o conhecimento.

Formar Comissões sobre os documentos históricos da escola,
outra que diga respeito ao prédio da escola e seu interesse de preservação,outra comissão que corresponda aos acervos da escola,molduras e quadros artisticos, equipamentos mobiliários, carteira e suas funções, que mostre e possa ser contada histórias de diferentes épocas e como a escola foi estruturada.

Toda escola tem por obrigação de guardar e zelar pelos documentos referentes às diversas gerações de estudantes que por ali passaram ( através de fotos e documentos curriculares, uniformes etc.:).
Procurem saber de que época, que data surgiu a planta para fazer sua escola, como é o mapa que planifica sua escola.Agitem! Divulgem ! leiam ! um pouco sobre o que é Museu? o que é patrimônio,o que trata a arqueologia? Quais são as preocupações de um historiador? procurem outros saites relevantes sobre procedimentos arquivisticos.
Divulguem, espalhem comentários,façam cartazes, busquem a identidade de sua escola, fotografando a fachada,e outros detalhes, procurem trocar idéias , discutir com o professor de arte em conjunto com outros professores, organizar esboços para um painel histórico, divulgando o seu bairro, fachadas históricas que se destacam, vistos pelos alunos a caminho da escola, para ser desenhado no murro do colégio.

Logo, logo sua escola e as suas novidades levantadas e estudadas,formarão uma rede de memória e tambem estará lincada nesta pagina:
Museu da Escola Paranaense




Clik abaixo:
Consulta EscolasParanaense


Clik abaixo: Instuições que tratam de preservações históricas.

CENTRO DE REFERÊNCIA MÁRIO COVAS. Núcleo de Memória da Educação Paulista.

CENTRO DE MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO FEUSP - Universidade de S.Paulo
Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos
Fundação Nacional de Arte. Centro de Conservação e Preservação Fotográfica

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Fundação do Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo
Associação Brasileira de Encadernação e Restauro

Arquivo do Estado de S.Paulo

IPHAN,UNIRIO Museologia

Coordenação Estadual de Museus do Paraná-COSEM

PRESERVAÇÃO CINEMATECA BRASILEIRA


Retorno para a Pag: Museu da Escola "Contruindo Memorial Escolar"





























































































































































































































































Unesco ultimas capacitação profissionais sobre museus





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