segunda-feira, 11 de junho de 2012

Convenção para a proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural ( Unesco) 
Conjuntos arquitetônicos ver artigo primeiro da  Carta Patrimonial, definição de Monumento, conjuntos locais e interesse proteção nacional patrimonial e mundial.

Definições de Monumento, Conjuntos Locais e Interesse de Proteção Nacional e Mundial.
Incluindo o Brasil são 170 países candidatos a compor o Centro do Patrimônio Mundial e Cultural e Natural.



Carta Patrimonial, de restauro de monumentos e sítios.
Carta de Veneza_ é a base de trabalho do momento ( Expressão da cultura Local)_ de Maio de 1964


Coordenação de Bens Tombados e orientações aos municípios
Formas de proteção ( art 216), Tombamento: Efetivo e Tradicional
 Coordenadora do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura do Paraná

A Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC) e o setor da Secretaria de Estado da Cultura encarregado dos assuntos relativos à preservação do patrimônio arqueológico, histórico, artístico e natural do Paraná (Lei Estadual nº 1.211/53). Suas ações referem-se às medidas necessárias ao tombamento, à restauração, à conservação e à divulgação desses bens culturais.

A CPC conta com profissionais de diversas áreas que atuam no âmbito público e privado, coordenando, articulando e apoiando ações voltadas à preservação do Patrimônio Cultural.

Áreas de atuação:

♦ Arquivo e Documentação – onde se realiza a coleta, guarda e divulgação do acervo documental sobre os bens tombados e de interesse cultural. Compõem o arquivo, processos de tombamento, fotografias, depoimentos, históricos, documentos relativos a bens e áreas com interesse cultural e documentos gráficos sobre os imóveis tombados. Junto a este acervo, há uma biblioteca especializada em patrimônio cultural e natural.

♦ Arquitetura
– que orienta, fiscaliza e desenvolve ações e projetos relativos às áreas históricas urbanas, aos bens edificados e àqueles de interesse de preservação. Além da assessoria técnica a esses bens, são realizados levantamentos arquitetônicos de edifícios com valor cultural, diagnósticos e propostas de restauração. Também é desenvolvido, em conjunto com os municípios, o planejamento das áreas urbanas dos centros históricos.

♦ História
– onde se realiza a pesquisa histórica para a instrução dos processos de tombamento e a assessoria técnica objetivando a orientação em trabalhos que visem a preservação e a divulgação da história local.

♦ Patrimônio Natural – Arqueologia
– faz o acompanhamento técnico das áreas de patrimônio natural, análise de processos e pareceres. Desenvolve pesquisas e instrui tecnicamente processos de tombamento.  

Veja: A fonte Original da Cultura clicando no link abaixo:
http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/




















Nenhum comentário:

Postar um comentário