segunda-feira, 11 de junho de 2012

  • Publicação Diário de Maringá

    Capela São Bonifácio em Maringá é tombada pela Secretaria de Cultura do Paraná

  • Larissa Ayumi Sato

Arquivo
Capela Sâo Bonifácio foi tombada pela secretaria de Cultura do Paraná


A Capela São Bonifácio, construída em 1939 em Maringá, foi tombada pela Secretaria de Estado da Cultura (Seec). A informação foi oficialmente confirmada e divulgada pela Seec nesta quinta-feira (28). Além da capela, o conjunto da obra do escultor João Turin e o Palacete dos Garcia, em Londrina, passam a fazer parte da relação de bens de reconhecida importância para o Estado. O tombamento foi decidido pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, composto por membros de notório conhecimento nas áreas de patrimônio natural, histórico e artístico.

Notícias Relacionadas

"O tombamento é o reconhecimento que os órgãos do Estado fazem ao valor cultural de bens do Paraná, mesmo que sejam recentes", afirma a coordenadora do Patrimônio Cultura da Seec, Rosina Parchen. "Ele garante que o bem não se perca e não seja demolido, contribuindo para a valorização e proteção para as gerações futuras para a cultura do Estado".
No caso da Capela São Bonifácio, Rosina diz que o pioneirismo, por ser a primeira edificação e ainda estar preservada, apesar de estar na zona rural, além do valor para a comunidade, tornam o local "um marco do desenvolvimento do Norte do Paraná".
A Capela São Bonifácio, construída em 1939, foi a primeira edificação católica de Maringá. De propriedade da Ordem dos Irmãos Palotinos, o local foi palco das primeiras missas, batizados e casamentos da região. A capela foi construída na época em que Maringá ainda não era uma cidade, pois estava vinculada ao município de Mandaguari. Está situada na Estrada Vale Azul, lote 1-A, gleba Ribeirão Pinguim.
A construção foi feita em madeira, com paredes duplas. Na parte externa, as tábuas foram assentadas na horizontal e internamente na vertical. O sistema interno é travado por contraventamentos (estruturas inclinadas que conferem rigidez ao conjunto). Essa arquitetura em madeira e o valor histórico da obra configuram a Capela São Bonifácio como um bem cultural do norte do Paraná.
Conforme Rosina, todo o processo legal de tombamento já ocorreu. "Já houve anuência, e os prazos para inscrição contra o processo já terminaram. Faltam os trâmites finais para a inscrição no livro tombo", diz. A coordenadora afirma que ainda não há definição se haverá solenidade para o tombamento, o que deve ser definido em breve pelo secretário de Cultura, Paulino Viapiana.
Segundo a funcionária da secretaria de Cultura de Maringá, Rachel Coelho, gerente de Patrimônio Histórico, a comunicação oficial do tombamento ainda não havia chegado até ela.
Conheça um pouco sobre os demais bens históricos tombados:
João Turin

Escultura de João Turin
Considerado o precursor da escultura no Paraná, João Turin também criou baixos-relevos, pinturas, monumentos e bustos, além das diversas esculturas expostas em espaços públicos de Curitiba e demais municípios paranaenses. Em 1989 foi criada a Casa João Turin, com exposição permanente das obras do artista. O tombamento do conjunto da obra, incluindo documentos e objetos pessoais, coloca Turin em um patamar ainda mais elevado na história das artes plásticas do Brasil.

Palacete dos Garcia
SEEC
Palacete dos Garcia, em Londrina
Localizado no centro de Londrina, o Palacete dos Garcia, prédio onde diversas autoridades políticas estaduais e nacionais já passaram ou pernoitaram, como o presidente Juscelino Kubitscheck, os governadores Moisés Lupion e Ney Braga e o primeiro arcebispo de Londrina, Dom Geraldo Fernandes. A construção ficou pronta em 1947, após dois anos de obras, e fica na Avenida Higienópolis, no cruzamento com a Rua Tupi (continuação da Avenida Paraná, atual calçadão). A localização privilegiada e a importância histórica da construção, sendo um dos últimos casarões remanescentes da época do auge do café sem alteração arquitetônica, contribuíram para tornar o espaço um bem tombado pelo Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário